Os desenvolvimentos
Entre 2010-15 a aposta estratégica da IGAC, em termos de Responsabilidade Social, residiu claramente no seu envolvimento com a comunidade / sociedade (tema central 7 da ISO 26000). Esta opção pela vertente externa acabou por ser algo natural, resultante das áreas de negócio a cargo do organismo - especificamente, a proteção do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (DADC).
Neste sentido, os primeiros projetos de Responsabilidade Social - "Somos Todos Autores" e "Mostra de Autores Desconhecidos" - enquadravam-se na linha preventiva / pedagógica para o desenvolvimento de competências de cidadania (na área da defesa do DADC) junto de vários tipos de população.
Enquanto os programas pedagógicos - "IGAC vai à escola" e "IGAC Júnior" - foram um meio para chegar à comunidade escolar, o projeto "Mostra de Autores Desconhecidos" foi uma via para chegar às populações menos favorecidas em termos económicas e sociais e, portanto, tendencialmente mais propensas a violar o DADC.
O ano 2016 começou com a realização de algumas campanhas (anteriormente implementadas em parceria com o extinto Gabinete para os Meios de Comunicação Social):
- Campanha "Papel por alimentos" (promovida pelo Banco Alimentar);
- Campanha "Dá tampa ao azulinho" (promovida pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP);
- Campanha de doação de sangue (promovida pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação, I.P.);
- Campanha "Vamos apoiar a Madeira?" (promovida pelos CTT)
como forma de envolver diretamente todos os colaboradores da IGAC em matérias de responsabilidade social (e.g. ambiente, envolvimento e desenvolvimento da comunidade).
Todas estas iniciativas (dos projetos às campanhas) permitiram à IGAC desenvolver alguma massa crítica relativamente à responsabilidade social, criando-se assim condições para avançar para o próximo passo: a aposta na vertente interna da responsabilidade social, ou seja, na melhoria do ambiente interno com foco no bem-estar de todos os colaboradores da IGAC.
Como acelerador do processo, foi criado um grupo de trabalho para o efeito - o Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social (responsabilidadesocial@igac.pt).