Voltar

O apelo à linguagem simples

O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Simples é um prémio de reconhecimento que procura criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas no uso da linguagem simples.

O Teatro Municipal Maria Matos foi o vencedor da primeira edição deste Prémio, atribuído no passado dia 23 de março, com o texto da folha de sala do espetáculo “A Caminhada dos Elefantes”, de Inês Barahona e Miguel Fragata.
O Museu de Évora obteve uma menção honrosa com o texto “Megalitismo em Évora”, que faz parte da exposição permanente do museu.

Cláudia Camacho, membro do júri, citou Charlie Chaplin: “O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte”, sendo esta forma de arte que a Acesso Cultura procura apoiar, promovendo a reflexão, motivando e dando ferramentas aos profissionais do setor cultural para, com coragem e humildade, vencerem a barreira da linguagem e tornarem os seus conteúdos mais acessíveis para mais pessoas.

Estes eventos visam a inclusão cultural, a par de outros com o intuito de promover a literacia digital e a integração de pessoas portadoras de deficiência. Neste âmbito, os organismos da Cultura têm previsto um conjunto de medidas no âmbito da Estratégia Nacional para a Deficiência (2014-2020), que visam facilitar o acesso à informação, aos espaços e à fruição cultural nas várias dimensões, a par da sensibilização da sociedade civil.