Voltar

IGAC adere à Rede da Carta Portuguesa para a Diversidade

A IGAC faz parte da Rede da Carta Portuguesa para a Diversidade (CPD) desde o dia 24-10-2017. Esta é uma Iniciativa da Comissão Europeia, e um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

A adesão da IGAC simboliza o compromisso perante os seus colaboradores internos e entidades externas, em desenvolver uma cultura de diversidade com vista ao desenvolvimento de uma organização mais inclusiva, inovadora e inspiradora, contribuindo assim para a construção de uma nova narrativa organizacional. Este compromisso tem como premissa o respeito pelas pessoas, através do reconhecimento e valorização das suas características, competências e talentos individuais de forma a promover na organização o desenvolvimento de uma cultura de igualdade de tratamento e de oportunidades.

A CPD consiste no compromisso voluntário assumido por empregadores de vários setores (público, privado, com e sem fins lucrativos) na implementação de medidas concretas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente do sexo, identidade de género, orientação sexual, etnia, religião credo, território de origem, cultura, língua, nacionalidade, naturalidade, ascendência, idade, orientação política, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.

Reconhecida pela União Europeia (UE) como um instrumento de luta contra a discriminação no mercado de trabalho e de promoção da igualdade, a CPD encontra-se alinhada com as preocupações da Comissão Europeia e com as prioridades da Estratégia Europa 2020.