Publicação de Recursos
IV edição da Mostra de Autores Desconhecidos
A Mostra de Autores Desconhecidos é uma iniciativa da IGAC, que se insere no âmbito da responsabilidade social da organização. Este projeto assume a configuração de um concurso e tem como principal objetivo despertar a veia artística de pessoas inseridas em ambientes vulneráveis (por razões económicas, sociais ou outras), evidenciando assim a riqueza e diversidade culturais de diferentes origens.
A Cerimónia de Encerramento da IV edição da Mostra de Autores Desconhecidos, foi dedicada, em 2023, às pessoas em situação de sem abrigo e celebrou obras e autores nas categorias de literatura, artes plásticas e artes visuais, música, audiovisual e multimédia.
RPAC | Indisponível 22.11.2023 entre as 12h e as 14h
Prémio atribuído à IGAC pela Audiovisual Anti-Piracy Alliance
No âmbito de uma Conferência de Alto Nível da Europol, a IGAC foi distinguida com um prémio atribuído pela Audiovisual Anti-Piracy Alliance no combate à pirataria de obras cinematográficas e audiovisuais.
O prémio atribuído vem distinguir o trabalho e o esforço de todos os trabalhadores da IGAC que, direta ou indiretamente contribuem para contruir uma imagem sólida e credível da atividade desenvolvida e que envolve todas as unidades orgânicas da IGAC.
O prémio foi recebido pelo Inspetor-geral da IGAC, em representação da entidade.
Balcão Digital da IGAC
No dia 26 de setembro, a IGAC apresentou aos distribuidores o novo Balcão Digital da IGAC.
O objetivo desta sessão consistiu em dar a conhecer as suas funcionalidades e as vantagens decorrentes da sua utilização.
O novo Balcão Digital enquadra-se na aposta da IGAC em promover a melhoria contínua dos seus serviços e facilitar a interação com os agentes culturais e económicos.
Esta transformação digital, com foco nos serviços online, desmaterializa os procedimentos e os fluxos de informação, garantindo aos utilizadores maior conforto, rapidez e segurança.
Esta sessão contou, ainda, com a presença da Agência para a Modernização Administrativa que facultou aos interessados a ativação da Chave Móvel Digital (CHD), ferramenta muito importante para facilitar a utilização dos serviços do novo Balcão Digital.
Mudança de Instalações
Informamos que a IGAC - Inspeção-Geral das Atividades Culturais - mudou de instalações.
A nova morada é: Rua Artilharia 1, nº107, 1099-052 Lisboa
Todos os contactos da IGAC (telefónicos e e-mails) mantêm-se sem qualquer alteração.
Estamos certos de que o novo espaço proporciona uma acrescida melhoria das condições para continuarmos a desenvolver e prestar com qualidade os nossos serviços.
Continuaremos a privilegiar a satisfação dos nossos clientes a quem, desde já, agradecemos toda a compreensão.
Morada:
Rua Artilharia 1, nº107
1099-052 Lisboa
ATUALIZAÇÃO - Novo prazo de candidatura - Aviso de procedimento de candidatura para médicos veterinários
Por constrangimentos no acesso ao site da IGAC nos dias 11 e 12 de julho, impossibilitando nesse período a consulta do Aviso do procedimento de candidatura de médicos veterinários para integração no corpo de delegados técnicos tauromáquicos, é prorrogado o prazo para apresentação de candidatura até às 23.59H do próximo dia 21 de julho de 2023.
10ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet conta com representação da IGAC
A Inspeção Geral das Atividades Culturais esteve presente na 10ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet, que decorreu na sede da ANACOM e online, no dia 12 de julho, com o tema “Global Digital Compact”(GDC).
O GDC constitui o mais recente esforço das Nações Unidas para estabelecer um consenso global sobre princípios e valores na evolução do digital através de políticas públicas, e que se encontra atualmente em discussão.
O Inspetor-geral das Atividades Culturais, Luis Silveira Botelho, integrou o painel sobre o tema "Data Governance and trust/Misleading content", no qual reconheceu as dificuldades no alinhamento entre o direito digital e o direito de autor, na procura de um equilíbrio entre o direito ao acesso e fruição culturais e o próprio direito dos autores à devida compensação financeira pelo seu trabalho de criação literário, artístico ou científico. Sublinhou, também, a importância da componente pedagógica e de sensibilização das camadas mais jovens, em contexto escolar, e de politicas públicas para fazer circular a propriedade intelectual nas escolas.
Clique AQUI para assistir ao painel (inicia aos 2:17:52 e termina aos 3:31:39)
Publicação de aviso de abertura de procedimento para médicos veterinários na IGAC
Foi publicitado em 8 de julho de 2023, Aviso de Abertura de procedimento de candidatura de médicos veterinários para integração no corpo de delegados técnicos tauromáquicos da Inspeção-Geral das Atividades Culturais. Os requisitos gerais e específicos, bem como a forma e a apresentação das candidaturas, métodos de seleção e fórmula de classificação final constam do aviso integral publicitado nesta página eletrónica da IGAC. Ver aqui (https://www.igac.gov.pt/procedimentos-concursais.)
Comunicação de Contratos - Área da Cultura
Está ativo o modelo de comunicação de contratos de prestação de serviços com profissionais da área da Cultura em https://eportugal.gov.pt/inicio/espaco-empresa/balcao-do-empreendedor/comunicacao-de-celebracao-de-contrato-de-prestacao-de-servicos-com-profissionais-da-area-da-cultura
Recorda-se que os registos a fazer constar no modelo disponível devem incluir os contratos celebrados desde o dia 1 de julho e a comunicação trimestral deve ser efetuada até ao 10.º dia útil do entre 2 e 16 de outubro de 2023.
Lançamento da Campanha do CNCS #LerAntesClicarDepois para a RTP
O Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e o CNCS criaram um conjunto de vídeos de boas práticas dirigido ao cidadão que começarão a ser transmitidos a partir de hoje, dia 16 de maio na televisão pública, RTP até 30 de maio.
Esta campanha pedagógica e multiplaforma é composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta, e por um kit de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde:
1. o uso das palavras-passe;
2. as compras online;
3. o cyberbullying;
4. os cuidados a ter com as redes sociais;
5. os perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.
Esteja atento e adquira várias dicas importantes de ciber-higiene!
Protocolo de cooperação com OEI
A Inspeção Geral da Atividades Culturais celebrou, no passado dia 23 de março, um protocolo de cooperação com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).
Estiveram em representação das duas instituições, a Professora Ana Paula Laborinho, na qualidade de Diretora do Escritório da OEI em Portugal e o Inspetor-Geral das Atividades Culturais, Luis Silveira Botelho.
O protocolo pretende propiciar uma colaboração mútua visando, entre outros objetivos, estimular a criação artística e literária, as indústrias culturais, os direitos autorais e o património cultural na Ibero-América, nomeadamente ao nível da colaboração na produção de conteúdos, na participação em ações de formação conjunta e na coadjuvação de disseminação de conteúdos, documentos e publicações.
Consulte o Protocolo AQUI
id.gov.pt já tem o novo Cartão de Profissional da Cultura
O cartão de profissional da área da cultura é o mais recente cartão disponibilizado na Carteira Digital, a aplicação id.gov.pt, resultado do trabalho conjunto entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA) e a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC). Este cartão surge na sequência do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado no Decreto -Lei n.º 105/2021, de 29 de novembro.
O id.gov.pt é uma carteira digital de acesso a documentos, emitidos pelo Estado Português que permite ao cidadão guardar, consultar e partilhar, através do telemóvel, os seus dados de identificação.
Para além do acesso seguro, com autenticação através da Chave Móvel Digital, a aplicação está dotada de elementos visuais de segurança que permitem aferir sobre a autenticidade dos mesmos, tendo a mesma validade legal dos documentos físicos.
Destacam-se os dados de identificação constantes no documento físico, a esfera armilar, posicionada no centro do documento, em movimento rotativo e a indicação, em tempo real, da data e hora da última atualização dos dados do documento.
1ª edição dos Prémios Curtas
Foram divulgadas todas as Nomeações para a 1ª edição dos Prémios Curtas!
O filme "Punkada" lidera as nomeações, num total de 8 categorias, seguido por filmes como "2020: Odisseia no 3º Esquerdo", "Azul", "By Flávio", "Cemitério Vermelho" e "Tornar-se um Homem na Idade Média", cada um com 6 nomeações, e "As Sacrificadas" com 5 nomeações no total.
O Júri para a 1ª edição é composto por Bruno Gascon, Mia Tomé, Edgar Morais, Inês Moreira Santos, Hugo Gomes, Teresa Vieira, Rafael Félix e André Pereira.
A cerimónia do anúncio dos vencedores irá realizar-se no dia 10 de março no Auditório Fernando Pessa (Lisboa).
Consulte aqui todas as nomeações.
Registo dos Profissionais da Área da Cultura
Sitestar.PT | 10ª Edição
A iniciativa Sitestar.PT convida os jovens entre os 13 e os 18 anos a desenvolver sites em domínio .pt, de forma criativa e original.
Esta iniciativa contribui para a melhoria das competências digitais dos jovens e é também uma excelente oportunidade para divulgarem projetos e atividades desenvolvidos na comunidade escolar.
Para saber mais:
Protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana
No passado dia 7 de setembro, a IGAC celebrou um protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana, no Comando Geral da GNR. Estiveram em representação das instituições, o Comandante Geral da GNR, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e o Inspetor-Geral das Atividades Culturais, Luis Silveira Botelho.
O protocolo visa estabelecer princípios gerais de colaboração ao nível da cidadania e defesa do direito de autor e dos direitos conexos e propiciar a colaboração mútua na formação e atualização dos trabalhadores das duas instituições em áreas de atuação comuns ou convergentes, nomeadamente, ao nível da formação e de ações de sensibilização junto do público escolar.
Este instrumento é importante para otimizar a relação entre as partes envolvidas em matéria de direito de autor e direitos conexos, por forma a garantir, mais eficazmente, a proteção dos titulares de direitos de autor e conexos, sendo mais um sinal para a sociedade sobre a particular importância sociocultural e económica desta matéria e de transmitir a relevância do direito que todo o autor tem sobre sua criação intelectual seja ela literária, científica ou artística.
5º Encontro BAD ao Sul
O 5º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Redondo, no Centro Cultural, no dia 30 de setembro, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus do Sul: o lugar na comunidade – que serviços e projetos?”.
Através do 5.º Encontro BAD ao Sul pretende-se realizar um balanço da evolução dos serviços de informação, dar a conhecer as soluções inovadoras e proactivas, que usaram para afirmar o seu lugar na comunidade, e responder aos desafios que enfrentaram na última década.
DATAS IMPORTANTES:
31 de julho – Data limite para envio de propostas 24×7.
09 de setembro – Comunicação de aceitação das propostas.
11 de setembro – Limite da inscrição com preço reduzido.
20 de setembro – Data limite para envio do short paper.
25 de setembro – Envio slides 24×7 final.
30 de setembro – Dia do Encontro.
Mais informações em: https://eventos.bad.pt/event/5o-encontro-bad-ao-sul/
Jovens e Propriedade Intelectual - Painel de Avaliação 2022
No âmbito da campanha de sensibilização denominada de Pan-European media awareness campaign, lançada por ocasião do Dia Mundial Anti-Contrafação, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) publica o estudo 2022 IP Youth Scoreboard.
Este estudo, disponível para consulta em inglês aqui, analisa o comportamento dos jovens da UE, dos 15 aos 24 anos, que infringem a Propriedade Intelectual, e conclui que os jovens europeus compram mais produtos contrafeitos, continuando a aceder a conteúdo pirateado.
Poderá ainda aceder a um vídeo em português disponibilizado pelo EUIPO, com as principais conclusões do estudo, que poderá ser visionado acedendo aqui, bem como ao sumário executivo do estudo, infografia e comunicado de imprensa.
Aceda:
ao sumário executivo do estudo ao comunicado de imprensa à infografia
INA - Formação - Estatuto dos Profissionais da Cultura
De 28 a 30 de junho, o INA, I.P. irá realizar uma formação com o tema "Estatuto dos Profissionais da Cultura". Este curso, com a duração de 12 horas, irá decorrer em formato e-learning.
A formação destina-se a trabalhadores em funções públicas, e é especialmente recomendada a profissionais da área da Cultura e da Segurança Social, e também a trabalhadores do setor privado (1/3 das vagas disponíveis para cada edição).
O curso procura dar a conhecer este regime jurídico autónomo que se divide em três partes essenciais: o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), o regime de contrato de trabalho e de prestação de serviço e o regime de proteção social.
Esta formação encontra-se dividida em quatro módulos, ao longo dos quais serão observados os exemplos dos casos dos estatutos dos profissionais da cultura noutros Estados-Membros da UE, analisados os efeitos do registo dos profissionais da cultura (quais as profissões, listas de CAE's e códigos CIRS abrangidos), bem como as modalidades de contrato de trabalho e prestação de serviços previstos no âmbito do Estatuto dos Profissionais da Cultura, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022.
Convidamo-l@ a inscrever-se nesta formação e a conhecer o programa detalhado da mesma, clicando aqui.
Para mais informações, contacte: cursos@ina.pt .
OEI lança campanha digital Geração 5P – Criamos Mudanças Positivas
A “Geração 5P – Criamos Mudanças Positivas” é um recurso educativo de Educação para a Cidadania Global bilingue, composto por 5 vídeos e de acesso livre, desenvolvido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com a Help Images.
Este projeto enquadra-se no Programa Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, Democracia e Cidadania, coordenado pelo Escritório da OEI na Colômbia e subvenção da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) à OEI.
O recurso é composto por 10 minifilmes originais, com 5 minutos de duração, abordando cada um dos 5 Ps dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, estão disponíveis 5 vídeos legendados em português e em espanhol, acompanhados de um guia de apresentação e orientação, também nas duas línguas.
O recurso educativo foi idealizado e produzido em parceria com a Help Images e tem como objetivo proporcionar aos jovens, alunos e professores um instrumento de educação não formal que reforce a informação e o conhecimento sobre a Agenda 2030, a partir dos 5P – Pessoas, Planeta, Parcerias, Paz e Prosperidade e dos ODS, numa perspetiva de Direitos Humanos.
Os conteúdos têm a mesma estrutura narrativa, composta por enquadramento, pequeno vídeo sobre o tema, proposta de reflexão e de mobilização/ação e sumarização, podendo ser visionados de forma sucessiva ou autónoma, em grupo (na sala de aula ou noutra dinâmica partilhada) ou individualmente. Por serem recursos audiovisuais, estão adaptados a modalidades de educação a distância.
Este recurso pretende ainda motivar e sustentar a assunção de comportamentos responsáveis, promotores de transformação na forma como compreendemos e interagimos com o mundo e na forma como vivemos, impulsionando a ação concreta e o exercício da cidadania, a partir da ideia de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos (DOSH).
Os recursos podem ser acedidos através do canal Vimeo da OEI Portugal.
Documentos:
Sessões de Esclarecimento - Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura
O Estatuto dos Profissionais da Cultura é um regime jurídico que estabelece regras especiais para os profissionais da área da cultura relativas a: Registo dos profissionais da área da cultura; Regime laboral e de prestação de serviços; Regime de proteção social.
No próximo dia 23 de março, entre as 14h30 e as 17h30, em Lisboa, no Auditório da Torre do Tombo, o Ministério da Cultura organiza uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.
Obrigatório o uso de máscara.
Inscrições até 21 de março em:
https://pt.surveymonkey.com/r/Profissionais_Cultura
Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2022
Estão abertas as candidaturas para a 21ª edição do Concurso Lusófono da Trofa. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que já contou com a participação de mais de 6000 autores e ilustradores de todo o mundo, fomenta a escrita e ilustração criativas e divulga autores de língua oficial portuguesa.
O Concurso Lusófono da Trofa está de regresso para celebrar a sua 21ª edição. Promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a iniciativa tem como grande objetivo fomentar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, criar/consolidar hábitos de leitura e escrita, simultaneamente divulgando autores de língua oficial portuguesa e promovendo a ilustração na literatura infantil.
O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.pt, turismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt .
Plataforma de Apoio à Comunidade de Pessoas Refugiadas da Ucrânia
A Plataforma PortugalforUkraine (criada pelo Governo e disponível em www.portugalforUkraine.gov.pt), é um site agregador do conjunto de respostas do Estado Português em relação ao conflito armado na Ucrânia.
A plataforma visa permitir a consulta das iniciativas desencadeadas pelas diferentes áreas governativas e apresentar, de forma clara e estruturada, detalhes sobre as posições internacionais assumidas pelo País, o envio de apoio humanitário e, com especial acuidade, o regime de proteção a pessoas deslocadas. No tocante a este último, aqui se condensa a informação útil (com FAQ’s) e os contactos mais diretos para quem precisa de ajuda ou quer ajudar na integração e acolhimento de recém-chegados, nos mais variados domínios como transporte, documentação, emprego e formação, saúde, ensino e habitação.
Alteração à Lei do Preço Fixo do Livro
Entrou hoje em vigor o Decreto-Lei n.º 94/2021, de 9 de novembro, que constitui a terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 176/96, de 21 de setembro, que instituiu o regime do preço fixo do livro.
Nesta alteração, alarga-se o período de novidade do livro para efeitos de venda ao público de 18 para 24 meses sobre a data de edição ou importação.
Para mais informação, consulte aqui o manual do Regime do Preço Fixo do Livro.
Registo dos Profissionais da Área da Cultura
Foi hoje publicada a Portaria n.º 29-A/2022, de 11 de janeiro que regulamenta o procedimento de registo dos profissionais da área da cultura (RPAC). https://dre.pt/dre/detalhe/portaria/29-b-2022-177455559
Para efeitos de inscrição no RPAC aceda aqui: www.igac.gov.pt/servicos
Saiba mais:
Protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana
No passado dia 7 de setembro, a IGAC celebrou um protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana, no Comando Geral da GNR. Estiveram em representação das instituições, o Comandante Geral da GNR, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero e o Inspetor-Geral das Atividades Culturais, Luis Silveira Botelho.
O protocolo visa estabelecer princípios gerais de colaboração ao nível da cidadania e defesa do direito de autor e dos direitos conexos e propiciar a colaboração mútua na formação e atualização dos trabalhadores das duas instituições em áreas de atuação comuns ou convergentes, nomeadamente, ao nível da formação e de ações de sensibilização junto do público escolar.
Este instrumento é importante para otimizar a relação entre as partes envolvidas em matéria de direito de autor e direitos conexos, por forma a garantir, mais eficazmente, a proteção dos titulares de direitos de autor e conexos, sendo mais um sinal para a sociedade sobre a particular importância sociocultural e económica desta matéria e de transmitir a relevância do direito que todo o autor tem sobre sua criação intelectual seja ela literária, científica ou artística.
5º Encontro BAD ao Sul
O 5º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Redondo, no Centro Cultural, no dia 30 de setembro, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus do Sul: o lugar na comunidade – que serviços e projetos?”.
Através do 5.º Encontro BAD ao Sul pretende-se realizar um balanço da evolução dos serviços de informação, dar a conhecer as soluções inovadoras e proactivas, que usaram para afirmar o seu lugar na comunidade, e responder aos desafios que enfrentaram na última década.
DATAS IMPORTANTES:
31 de julho – Data limite para envio de propostas 24×7.
09 de setembro – Comunicação de aceitação das propostas.
11 de setembro – Limite da inscrição com preço reduzido.
20 de setembro – Data limite para envio do short paper.
25 de setembro – Envio slides 24×7 final.
30 de setembro – Dia do Encontro.
Mais informações em: https://eventos.bad.pt/event/5o-encontro-bad-ao-sul/
Jovens e Propriedade Intelectual - Painel de avaliação 2022
No âmbito da campanha de sensibilização denominada de Pan-European media awareness campaign, lançada por ocasião do Dia Mundial Anti-Contrafação, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) publica o estudo 2022 IP Youth Scoreboard.
Este estudo, disponível para consulta em inglês aqui, analisa o comportamento dos jovens da UE, dos 15 aos 24 anos, que infringem a Propriedade Intelectual, e conclui que os jovens europeus compram mais produtos contrafeitos, continuando a aceder a conteúdo pirateado.
Poderá ainda aceder a um vídeo em português disponibilizado pelo EUIPO, com as principais conclusões do estudo, que poderá ser visionado acedendo aqui, bem como ao sumário executivo do estudo, infografia e comunicado de imprensa.
Aceda:
ao sumário executivo do estudo ao comunicado de imprensa à infografia
INA - Formação - Estatuto dos Profissionais da Cultura
De 28 a 30 de junho, o INA, I.P. irá realizar uma formação com o tema "Estatuto dos Profissionais da Cultura". Este curso, com a duração de 12 horas, irá decorrer em formato e-learning.
A formação destina-se a trabalhadores em funções públicas, e é especialmente recomendada a profissionais da área da Cultura e da Segurança Social, e também a trabalhadores do setor privado (1/3 das vagas disponíveis para cada edição).
O curso procura dar a conhecer este regime jurídico autónomo que se divide em três partes essenciais: o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), o regime de contrato de trabalho e de prestação de serviço e o regime de proteção social.
Esta formação encontra-se dividida em quatro módulos, ao longo dos quais serão observados os exemplos dos casos dos estatutos dos profissionais da cultura noutros Estados-Membros da UE, analisados os efeitos do registo dos profissionais da cultura (quais as profissões, listas de CAE's e códigos CIRS abrangidos), bem como as modalidades de contrato de trabalho e prestação de serviços previstos no âmbito do Estatuto dos Profissionais da Cultura, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022.
Convidamo-l@ a inscrever-se nesta formação e a conhecer o programa detalhado da mesma, clicando aqui.
Para mais informações, contacte: cursos@ina.pt .
OEI lança campanha digital Geração 5P – Criamos Mudanças Positivas
A “Geração 5P – Criamos Mudanças Positivas” é um recurso educativo de Educação para a Cidadania Global bilingue, composto por 5 vídeos e de acesso livre, desenvolvido pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com a Help Images.
Este projeto enquadra-se no Programa Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, Democracia e Cidadania, coordenado pelo Escritório da OEI na Colômbia e subvenção da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) à OEI.
O recurso é composto por 10 minifilmes originais, com 5 minutos de duração, abordando cada um dos 5 Ps dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, estão disponíveis 5 vídeos legendados em português e em espanhol, acompanhados de um guia de apresentação e orientação, também nas duas línguas.
O recurso educativo foi idealizado e produzido em parceria com a Help Images e tem como objetivo proporcionar aos jovens, alunos e professores um instrumento de educação não formal que reforce a informação e o conhecimento sobre a Agenda 2030, a partir dos 5P – Pessoas, Planeta, Parcerias, Paz e Prosperidade e dos ODS, numa perspetiva de Direitos Humanos.
Os conteúdos têm a mesma estrutura narrativa, composta por enquadramento, pequeno vídeo sobre o tema, proposta de reflexão e de mobilização/ação e sumarização, podendo ser visionados de forma sucessiva ou autónoma, em grupo (na sala de aula ou noutra dinâmica partilhada) ou individualmente. Por serem recursos audiovisuais, estão adaptados a modalidades de educação a distância.
Este recurso pretende ainda motivar e sustentar a assunção de comportamentos responsáveis, promotores de transformação na forma como compreendemos e interagimos com o mundo e na forma como vivemos, impulsionando a ação concreta e o exercício da cidadania, a partir da ideia de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos (DOSH).
Os recursos podem ser acedidos através do canal Vimeo da OEI Portugal.
Documentos:
Sessão de Esclarecimento - Estatuto dos Profissionais Área Cultura
O Estatuto dos Profissionais da Cultura é um regime jurídico que estabelece regras especiais para os profissionais da área da cultura relativas a: Registo dos profissionais da área da cultura; Regime laboral e de prestação de serviços; Regime de proteção social.
No próximo dia 23 de março, entre as 14h30 e as 17h30, em Lisboa, no Auditório da Torre do Tombo, o Ministério da Cultura organiza uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.
Obrigatório o uso de máscara.
Inscrições até 21 de março em:
https://pt.surveymonkey.com/r/Profissionais_Cultura
Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2022
Estão abertas as candidaturas para a 21ª edição do Concurso Lusófono da Trofa. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que já contou com a participação de mais de 6000 autores e ilustradores de todo o mundo, fomenta a escrita e ilustração criativas e divulga autores de língua oficial portuguesa.
O Concurso Lusófono da Trofa está de regresso para celebrar a sua 21ª edição. Promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a iniciativa tem como grande objetivo fomentar a escrita criativa e valorizar a expressão literária, criar/consolidar hábitos de leitura e escrita, simultaneamente divulgando autores de língua oficial portuguesa e promovendo a ilustração na literatura infantil.
O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.pt, turismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt .