Balcão Digital alarga oferta já a partir de 5 de fevereiro Balcão Digital alarga oferta já a partir de 5 de fevereiro

 

A partir do próximo dia 5 de fevereiro de 2024, estarão disponíveis no Balcão Digital da IGAC, os seguintes serviços:

  1. Registo de promotor e respetiva alteração de dados;                                                       
  2. Classificação etária e autorização para distribuição de obras cinematográficas ou para exibição em festivais ou ciclos de cinema; *
  3. Autorização para exibição pública de videogramas; *
  4. Classificação e autenticação de videogramas (incluindo videojogos); *
  5. Reserva de título de obras cinematográficas ou audiovisuais; *
  6. Classificação etária de teatro, ópera e outros espetáculos; *
  7. Alteração de classificação de teatro e ópera; *
  8. Alteração de classificação especial. *

Os serviços acima mencionados com asterisco não se destinam aos promotores registados que exerçam atividades de Tauromaquia, Fado, Circo, Música ao Vivo, Canto, Fonográficas, Organização, Aluguer e Karaoke, em regime exclusivo.

A IGAC solicita que todos os pedidos atuais sejam efetuados até ao final do dia 29 de janeiro.

No período entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, os pedidos podem continuar a ser remetidos para a IGAC via CTT e, em casos devidamente excecionais e fundamentados, através do correio eletrónico para igacespetaculos@igac.pt. Em ambas as situações, deverão, porém, ser já utlizados os novos formulários que serão disponibilizados na página eletrónica da IGAC.

A partir do dia 5 de fevereiro, os pedidos estarão já em condições de submissão no Balcão Digital da IGAC.

Para um melhor entendimento das várias etapas necessárias para a submissão de pedidos no Balcão Digital da IGAC:

Consulte aqui para Entidades Promotoras

Consulte aqui para Entidades Distribuidoras

Caso seja necessário, consulte os vídeos de apoio aqui

Para aceder ao Balcão Digital clique aqui

 

SAVE THE DATE: no próximo dia 30 de janeiro, pelas 10h, será realizada remotamente, uma sessão de esclarecimento. Caso pretenda estar presente, solicita-se que nos remeta essa intenção para o endereço de correio igacespetaculos@igac.pt, com a indicação do representante da entidade e respetivo correio eletrónico a fim de lhe ser, posteriormente, remetido o link de acesso à sessão.

11ª Edição da Iniciativa Sitestar.pt - até 15 de dezembro 11ª Edição da Iniciativa Sitestar.pt - até 15 de dezembro

A DECO e o .PT  promovem a 11.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português, que utilizem o domínio.pt, durante o ano letivo de 2023/2024. Esta iniciativa, que contribui para a melhoria das competências digitais dos jovens  é também uma excelente oportunidade para estes divulgarem os seus projetos e atividades desenvolvidos na comunidade escolar.

Ao criarem os seus sites, aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na internet.

As equipas têm até 15 de dezembro para se constituir e pedir a um professor para inscrever a sua proposta de projeto num dos seguintes escalões e categorias:

- Escalão 1: dirigido a alunos entre os 12 e os 14 anos e/ou a frequentar o 7.º, 8º ou 9º ano letivos

- Escalão 2: dirigido a alunos entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social. Em cada escalão podem ser apresentadas propostas de site numa das duas categorias: Escola + Digital e Com talento faz a diferença.

As propostas validadas e que cumpram o estipulado no regulamento e respondam aos objetivos do desafio, receberão grátis um voucher 3 em 1, válido para 1 ano, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico. Aos melhores sites construídos pelos alunos e selecionados por um júri, serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria.

Para ficar a conhecer melhor este desafio poderá aceder ao site oficial da iniciativa Sitestar.pt em www.sitestar.pt ou no site oficial da DECOJovem (projeto educativo da DECO) em www.decojovem.pt.

De referir que este é um projeto que conta com o apoio da INCode 3020 e com as parcerias da Direção Geral de Educação, da Direção Geral do Consumidor, da IGAC - Inspeção Geral das Atividades Culturais, do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, do PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027, da RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática e do Centro Internet Segura.

2ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens 2ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens

Encontram-se abertas as candidaturas à 2ª Edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens, que decorrem até ao próximo dia 20 de janeiro. O mandato dos Conselheiros e das Conselheiras que forem selecionados/as será de 3 anos, entre junho de 2024 e junho de 2027.

O vídeo de divulgação pode ser encontrado através do link:

https://youtu.be/xbzh9JMoX8c

Mais informação disponível em: https://www.cnpdpcj.gov.pt/conselho-nacional-criancas-e-jovens

IV edição da Mostra de Autores Desconhecidos IV edição da Mostra de Autores Desconhecidos

A Mostra de Autores Desconhecidos é uma iniciativa da IGAC, que se insere no âmbito da responsabilidade social da organização. Este projeto assume a configuração de um concurso e tem como principal objetivo despertar a veia artística de pessoas inseridas em ambientes vulneráveis (por razões económicas, sociais ou outras), evidenciando assim a riqueza e diversidade culturais de diferentes origens.

A Cerimónia de Encerramento da IV edição da Mostra de Autores Desconhecidos, foi dedicada, em 2023, às pessoas em situação de sem abrigo e celebrou obras e autores nas categorias de literatura, artes plásticas e artes visuais, música, audiovisual e multimédia.

Prémio atribuído à IGAC pela Audiovisual Anti-Piracy Alliance Prémio atribuído à IGAC pela Audiovisual Anti-Piracy Alliance

No âmbito de uma Conferência de Alto Nível da Europol, a IGAC foi distinguida com um prémio atribuído pela Audiovisual Anti-Piracy Alliance no combate à pirataria de obras cinematográficas e audiovisuais.

O prémio atribuído vem distinguir o trabalho e o esforço de todos os trabalhadores da IGAC que, direta ou indiretamente contribuem para contruir uma imagem sólida e credível da atividade desenvolvida e que envolve todas as unidades orgânicas da IGAC.

O prémio foi recebido pelo Inspetor-geral da IGAC, em representação da entidade.

        

 

Balcão Digital da IGAC Balcão Digital da IGAC

No dia 26 de setembro, a IGAC apresentou aos  distribuidores o novo  Balcão Digital da IGAC.

O objetivo desta sessão consistiu em dar a conhecer as suas funcionalidades e as vantagens decorrentes da sua utilização.

O novo Balcão Digital enquadra-se na aposta da IGAC em promover a melhoria contínua dos seus serviços e facilitar a interação com os agentes culturais e económicos.

Esta transformação digital, com foco nos serviços online, desmaterializa os procedimentos e os fluxos de informação, garantindo aos utilizadores maior conforto, rapidez e segurança. 

Esta sessão contou, ainda, com a presença da Agência para a Modernização Administrativa que facultou aos interessados a ativação da Chave Móvel Digital (CHD), ferramenta muito importante para facilitar a utilização dos serviços do novo Balcão Digital.