Destaques
5º Encontro BAD ao Sul
O 5º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Redondo, no Centro Cultural, no dia 30 de setembro, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus do Sul: o lugar na comunidade – que serviços e projetos?”.
Através do 5.º Encontro BAD ao Sul pretende-se realizar um balanço da evolução dos serviços de informação, dar a conhecer as soluções inovadoras e proactivas, que usaram para afirmar o seu lugar na comunidade, e responder aos desafios que enfrentaram na última década.
DATAS IMPORTANTES:
31 de julho – Data limite para envio de propostas 24×7.
09 de setembro – Comunicação de aceitação das propostas.
11 de setembro – Limite da inscrição com preço reduzido.
20 de setembro – Data limite para envio do short paper.
25 de setembro – Envio slides 24×7 final.
30 de setembro – Dia do Encontro.
Mais informações em: https://eventos.bad.pt/event/5o-encontro-bad-ao-sul/
Jovens e Propriedade Intelectual - Painel de avaliação 2022
No âmbito da campanha de sensibilização denominada de Pan-European media awareness campaign, lançada por ocasião do Dia Mundial Anti-Contrafação, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) publica o estudo 2022 IP Youth Scoreboard.
Este estudo, disponível para consulta em inglês aqui, analisa o comportamento dos jovens da UE, dos 15 aos 24 anos, que infringem a Propriedade Intelectual, e conclui que os jovens europeus compram mais produtos contrafeitos, continuando a aceder a conteúdo pirateado.
Poderá ainda aceder a um vídeo em português disponibilizado pelo EUIPO, com as principais conclusões do estudo, que poderá ser visionado acedendo aqui, bem como ao sumário executivo do estudo, infografia e comunicado de imprensa.
Aceda:
ao sumário executivo do estudo ao comunicado de imprensa à infografia
INA - Formação - Estatuto dos Profissionais da Cultura
De 28 a 30 de junho, o INA, I.P. irá realizar uma formação com o tema "Estatuto dos Profissionais da Cultura". Este curso, com a duração de 12 horas, irá decorrer em formato e-learning.
A formação destina-se a trabalhadores em funções públicas, e é especialmente recomendada a profissionais da área da Cultura e da Segurança Social, e também a trabalhadores do setor privado (1/3 das vagas disponíveis para cada edição).
O curso procura dar a conhecer este regime jurídico autónomo que se divide em três partes essenciais: o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), o regime de contrato de trabalho e de prestação de serviço e o regime de proteção social.
Esta formação encontra-se dividida em quatro módulos, ao longo dos quais serão observados os exemplos dos casos dos estatutos dos profissionais da cultura noutros Estados-Membros da UE, analisados os efeitos do registo dos profissionais da cultura (quais as profissões, listas de CAE's e códigos CIRS abrangidos), bem como as modalidades de contrato de trabalho e prestação de serviços previstos no âmbito do Estatuto dos Profissionais da Cultura, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022.
Convidamo-l@ a inscrever-se nesta formação e a conhecer o programa detalhado da mesma, clicando aqui.
Para mais informações, contacte: cursos@ina.pt .